Dieta

Nutricionista RJ

Dieta é o conjunto de substâncias alimentares que constitui o comportamento nutricional dos seres vivos.

A dieta/alimentação refere-se aos hábitos alimentares individuais de cada pessoa, que podem ou não ser equilibrados, saudáveis ou adequados.
O termo dieta ou alimentação tem o mesmo significado, embora a palavra dieta esteja, popularmente mais associada a restrição alimentar, principalmente quando se aplica às pessoas que comem ou tentam comer menos quantidade de calorias do que as que gastam, com o objetivo de perda de peso, ou para combater determinadas doenças, ainda que estes casos representem alterações da dieta e não propriamente a dieta em si.
Conforme a dieta que seguem, os seres vivos podem ser qualificados de diversas formas: carnívoros (comem carne), detritívoros (alimentam-se de substâncias orgânicas mortas), herbívoros (ingerem plantas e frutas), insectívoros (insectos), omnívoros (o seu sistema consegue digerir carnes e vegetais) ou canibais (comem membros da mesma espécie), entre outros. O ser humano é omnívoro por natureza, ainda que, por questões ideológicas ou religiosas, muitos optem por ser vegetarianos (abstêm-se de comer carne e peixe).
A alimentação humana não é determinada unicamente por questões biológicas, uma vez que também tem em conta os factores sociais, económicos e culturais. Muitas das vezes, a dieta é condicionada pela disponibilidade dos alimentos, que depende das condições climáticas e da localização geográfica de cada região.

Também não nos esqueçamos dos factores pessoais que determinam uma dieta como o gosto, a influência da publicidade de certos produtos alimentares, as preferências estéticas e outras questões.
A facilidade de obter determinados alimentos, as condições climatéricas os hábitos sociais fazem com que cada país e região tenha a sua própria dieta. A Argentina, por exemplo, apresenta um dos índices mais elevados do mundo no que diz respeito ao consumo de carne de bovino. Já, os Estados Unidos tendem mais a ingerir grandes quantidades de comida de “plástico” (do inglês junk food), isto é, alimentos com baixo valor nutritivo e altos níveis de gorduras ou açúcares. Esta dieta que tem causado uma epidemia de obesidade no seio da população norte-americana.